Cidades
12/05/2020 - 09h25

Coronavírus: Santos fará 10 mil testes em drive-thru a partir de quarta-feira


O chefe do Executivo lembrou que a Cidade contratou laboratório particular para realizar até 20 mil diagnósticos
 
Até 10 mil moradores de Santos, com sintomas da covid-19 (febre e/ou quadros respiratórios), poderão fazer o diagnóstico do novo coronavírus no centro de testagem montado pela Prefeitura na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206). O atendimento será feito em sistema de drive-thru (acesso por carro ou moto) de quarta (13) até sexta (15), sempre das 8h às 14h.
 
"Com a criação deste centro, a nossa capacidade de testagem da população será multiplicada nesta semana", destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite de domingo (10).
 
O chefe do Executivo lembrou que a Cidade contratou laboratório particular para realizar até 20 mil diagnósticos, além de estar em andamento estudo epidemiológico que prevê até 10 mil testes rápidos na região.
 
Ao acessar a entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será direcionado para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.
 
Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para o setor de teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos. Quando confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de amostras (naso e orofaríngeo) em outro espaço, que confirmará ou descartará o diagnóstico.
 
As análises serão feitas pela técnica conhecida como RT-PCR, que consiste em testes moleculares de alta precisão, no laboratório particular contratado. O resultado deste teste fica pronto em 48 horas e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.
 
Desde a segunda quinzena de abril, todos os pacientes com sintomas da covid-19 atendidos na rede municipal, entre policlínicas e unidades de pronto atendimento, têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.
 
Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença tinham as amostras coletadas, seguindo as recomendações dos órgãos de vigilância à época, diante da baixa capacidade de testagem pelos laboratórios públicos.
 
"Agora, com o envio dos testes rápidos pelo Ministério da Saúde, pudemos criar o centro de testagem, que ajudará nas ações de isolamento dos pacientes e de investigação do avanço da doença", explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, citando que o sistema de drive-thru já foi adotado com sucesso em países como o Japão e os Estados Unidos.
 
A nova ação contará com o trabalho de cerca de 100 profissionais de saúde do Município e tem apoio da T-Grão Cargo, empresa que vem colaborando para o enfrentamento da pandemia na Cidade e doou, entre alguns itens, cabines feitas de MDF e acrílico transparente para a coleta das amostras. O utensílio, que também será usado no centro de testagem da covid-19, evita o contato dos profissionais de saúde com os pacientes.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por