Saúde
13/05/2020 - 09h23

Drive thru em Santos testará somente pessoas com sintomas de covid-19




Todas as estruturas do centro de testagem da covid-19 já foram montadas, além de treinados 100 profissionais de saúde, para o início dos testes de até 10 mil moradores de Santos com sintomas do novo coronavírus, que apresentem febre e/ou alterações respiratórias. O atendimento no sistema de drive thru (acesso por carro ou moto) será feito de quarta (13) até sexta-feira (15), das 8h às 14h, na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206).
 
O centro de testagem da covid-19, montado pela Prefeitura de Santos sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem apoio do Grupo Mendes e da empresa T-Grão Cargo. “Vamos fazer os testes nas pessoas que apresentam os sintomas da covid-19. Elas passarão por uma primeira abordagem e, se estiverem aptas, farão o teste rápido com resultado em 15 minutos. Em caso de acusar positivo, poderão fazer o outro teste, o RT-PCR, cuja análise é realizada em laboratório e tem maior precisão”, explica o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.
 
As pessoas com suspeita da doença receberão indicação de isolamento domiciliar ou poderão ser encaminhadas para internação hospitalar, caso preciso. “Além de importante para o atendimento individual, a ampliação da testagem nos ajuda a identificar a presença e circulação do vírus na Cidade”, ressalta o secretário.
 
FLUXO
 
Ao chegar à entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será direcionado para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.
 
Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para fazer o teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos. Quando confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de secreções das mucosas nasal e oral, feita por haste de plástico chamada swab. As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão e confiabilidade. O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.
 
POLICLÍNICAS E PRONTO ATENDIMENTO JÁ FAZEM TESTES
 
No início de abril, teve início o contrato da Prefeitura de Santos com o Laboratório Centro de Genomas, para ampliar e agilizar os testes na rede municipal, que prevê até 20 mil exames. Agora, todos os pacientes com sintomas da covid-19 que vão às policlínicas e centros de triagem das unidades de pronto atendimento têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.
 
Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença tinham as amostras coletadas, seguindo as recomendações dos órgãos de vigilância à época, diante da baixa capacidade de testagem pelos laboratórios públicos. Em pouco mais de um mês, já foram realizados mais de 2,5 mil exames pelo contrato.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por