Saúde
19/05/2020 - 08h18

Drive thru faz 7,9 mil testes de covid-19 em cinco dias em Santos


Nesta segunda (18), o Centro de Testagem da Covid-19, da Prefeitura de Santos, realizou 1.797 testes rápidos, o maior registrado desde o início do atendimento (em 13 de maio), com 32 resultados positivos para covid-19. Em cinco dias de funcionamento, foram realizados 7.971 testes rápidos, totalizando 182 resultados positivos.
 
O serviço no sistema drive thru (acesso por carro ou moto) foi montado na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206) e deve funcionar até sexta-feira (22), enquanto houver testes, das 8h às 14h. É mantido pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Grupo Mendes e empresa T-Grão Cargo.
 
O atendimento é voltado aos moradores de Santos com sintomas da doença como febre, alterações respiratórias e perda de olfato e paladar, além dos servidores municipais da Cidade e profissionais de áreas essenciais (saúde, segurança e desenvolvimento social). É preciso apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência (no caso de munícipes sintomáticos) e comprovante funcional (crachá, holerite e similares), este último necessário para os servidores municipais e profissionais das áreas essenciais.
 
COMO FUNCIONA
 
Ao acessar a entrada do Mendes Convention, a pessoa realiza cadastro inicial e passa por aferição da temperatura (por termômetro de testa) e da oxigenação no sangue (oxímetro), além de entrevista de avaliação, sem sair do veículo. O teste rápido, realizado em outro setor, é feito com a coleta de sangue após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos, sendo informado por mensagem no celular (se a pessoa tiver) ou verbalmente pelos profissionais de saúde.
 
Quando confirmada a presença do vírus, é realizada a coleta de secreções das mucosas nasal e oral. As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão em laboratório particular contratado pela Prefeitura. O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis, sendo informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por