Economia
19/06/2020 - 09h29

Centros comerciais e galerias de Santos devem seguir normas de prevenção à covid-19


Aferição de temperatura e distanciamento entre pessoas são medidas obrigatórias.
 
Aferição de temperatura de funcionários e clientes, distanciamento entre as pessoas e instalação de estações de álcool em gel. Essas são algumas das medidas obrigatórias para o funcionamento de galerias e centros comerciais de Santos, conforme protocolos estabelecidos pelo Decreto Municipal 8.980, publicado nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial.
 
A prevenção a contágios pelo novo coronavírus ainda inclui normas como demarcações de distância no piso, remoção de mesas e cadeiras, fechamento de espaços infantis e de espera e restrição do uso de estacionamentos e elevadores.
 
Para adaptação às novas regras, os funcionários dos estabelecimentos devem receber treinamento quanto ao atendimento ao público, além de máscaras faciais para uso durante o expediente. Também será necessária a higienização de caixas eletrônicos, carrinhos e cestas de compra e máquinas de pagamento, além de desinfecção dos banheiros a cada três horas.
 
E, para orientação aos clientes, os protocolos precisam estar expostos em locais visíveis, em cartazes ou dispositivos audiovisuais.
 
Confira todas as determinações do decreto
 
Manter funcionário ou prestador de serviço para fazer o controle de acesso e aferição de temperatura em todas as entradas 
 
Reduzir em 50% as vagas de estacionamento e não utilizar o serviço de manobrista.
 
Garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.
 
Restringir o uso de elevadores e reduzir em 50% do limite máximo de pessoas e peso, com prioridade às pessoas com deficiência.
 
Indicar e garantir o distanciamento em escadas rolantes a uma pessoa cada três degraus.
 
Demarcar o piso para assegurar o distanciamento mínimo de 2,0 metros entre as pessoas, nos locais onde há filas internas para atendimento e acesso aos estabelecimentos.
 
Se a fila estiver formada no lado externo, manter funcionário para garantir o distanciamento de, no mínimo, 2,0 metros entre as pessoas e senha de controle.
 
Não abrir o fraldário e espaços família e kids.
 
Retirar o mobiliário (cadeiras, bancos almofadas e outros) dos corredores e áreas de descanso, a fim de evitar acúmulo de pessoas nesses locais.
 
Suspender a realização de eventos, campanhas, exposições, atrativos infantis e de entretenimento ou qualquer outro tipo de ação que estimule a aglomeração de pessoas.
 
Desativar ambientes de espera, relaxamento e socialização (lounge).
 
Vetar o empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de rodas.
 
Estimular o uso de antenas para acesso ao estacionamento (evitar retirada de cartões).
 
Isolar o acesso aos guarda-corpos, para evitar o contato com superfícies.
 
Fornecer máscaras e treinamento a toda a equipe de atendimento ao público (limpeza, segurança, estacionamento, entre outras).
 
Manter dispensadores com álcool em gel 70% em pontos de acesso e circulação.
 
Implantar serviços de triagem para higienização das mãos com álcool em gel 70% e verificação do uso obrigatório de máscaras.
 
Evitar qualquer decoração ou adornos que possam prejudicar a limpeza.
 
Promover a higienização dos cartões de estacionamento, displays e terminais de pagamento.
 
Manter as portas dos acessos aos sanitários abertas, para maior ventilação e baixo contato, controlando o fluxo no local.
 
Higienizar com produto antibactericida, a cada três horas, pisos, banheiros, maçanetas, corrimãos, guarda-corpos, portas, elevadores, paredes, bancadas e demais superfícies que possibilitem o contato.
 
Realizar a higienização carrinhos, cestas, caixas eletrônicos e máquinas de pagamentos após o uso.
 
 Manter as entradas higienizadas e com tapetes antibactericidas.
 
Instalar barreiras físicas de vidro, acrílico ou similar nos guichês e balcões de atendimento.
 
Instalar sinalização preventiva aos clientes e funcionários sobre os cuidados necessários.
 
Divulgar as recomendações de distanciamento aos clientes por meio de cartazes e outros meios de audiovisual.
 
Aplicar comunicados de prevenção à covid-19 em escadas rolantes, elevadores, cancelas de estacionamento e demais áreas de fluxo de pessoas.
 
Aferir com termômetros manuais a temperatura de funcionários, clientes, colaboradores, prestadores de serviços, lojistas para permitir o acesso.
 
Quem estiver com temperatura acima de 37,5ºC e/ou mostrar sintomas de gripe /resfriado, orientar a buscar ajuda médica.
 
Manter colaboradores que estão no grupo de risco atuando com trabalho remoto e oriente que seus lojistas façam o mesmo, caso os tenham em seu quadro de funcionários.
 
Testar todos os seus colaboradores e manter protocolo de testagem aprovado pela Anvisa.
 
Verificar o uso obrigatório de máscaras e impedir o acesso de quem não esteja com a proteção facial.
 
Desativar bebedouros públicos.
 
 
Da Redação
 

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