Cidades
26/06/2020 - 09h20

Praia de Mongaguá, SP, recebe cruzes em protesto a ações do governo diante da pandemia


Protesto foi realizado na praia Agenor de Campos, onde cada mil mortes causadas por Covid-19 era representada por uma cruz.
 
A praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo, amanheceu nesta quinta-feira (25) com cruzes na faixa de areia em protesto a ações do governo federal no combate ao coronavírus. Além de uma forma de manifestação, a ação foi uma forma de homenagear as milhares de pessoas que morreram com a Covid-19.
 
O protesto foi feito pelo grupo Movimento Brasil Livre (MBL) de Mongaguá, na praia Agenor de Campos. Segundo o coordenador municipal do movimento, Fernando Martinelli, cada cruz representa mil mortos pela doença no país, que já são mais de 53 mil. Foram colocadas 53 cruzes na praia, junto com uma parte escrita na areia "Luto pelo Brasil".
 
"Decidimos que estamos de luto pelo Brasil por causa do número de mais de 50 mil mortes. Quando decidimos realizar a ação, o país tinha batido 50 mil e a ideia era fazer 50 cruzes. Quando fizemos o protesto já tinham 53 mil mortes, em um intervalo muito curto de tempo", alega o coordenador municipal.
 
Martinelli explica que o movimento "Luto pelo Brasil" aconteceu em outras cidades do país, mas que este foi o único feito na Baixada Santista. Ele conta que o objetivo é chamar a atenção para os problemas do Governo Federal nas ações de combate à doença. "Estamos protestando, de forma pacífica, contra a atuação ao governo Jair Bolsonaro durante esta pandemia. Estamos a 2 meses sem ministro da Saúde, só com um interino", destaca.
 
O coordenador municipal conta que apenas quatro representantes do movimento colocaram as cruzes, para não gerar aglomeração, e que o objetivo era chamar a atenção de quem passasse no local ou daqueles que vissem as cruzes por fotos nas redes sociais.
 
A cidade de Mongaguá, onde o protesto aconteceu, registrava, até a tarde desta quinta-feira (25), 138 casos confirmados e sete mortes causadas pela doença. A Baixada Santista soma 20,8 mil confirmações e 896 mortes causadas pela doença.
 
Mortes por Covid-19
 
Na tarde desta quinta, o Brasil ultrapassou a marca de 54 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Ao todo, 54.434 pessoas morreram com a Covid-19, segundo um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de casos confirmados da doença também aumentou na última atualização feita às 13h, subindo para 1.207.721 confirmações.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por