Saúde
15/07/2020 - 09h06

Prefeitura entrega reforma policlínica mais moderna de Santos


Equipamento fica no bairro Jabaquara e será a primeira policlínica universitária da cidade
 
Santos passou a contar, na segunda-feira, 13, com maior policlínica já instalada na cidade. Localizada no bairro Jabaquara (rua Vasco da Gama, 32, também com novo telefone: 3228-3652), possui 4,5 mil m² de área construída e foi planejada para ser uma das mais modernas unidades da Atenção Básica de Santos: monitorada, informatizada, climatizada e acessível. É ainda a primeira policlínica universitária de Santos.
 
O recepcionista Renan Fernandes, 22 anos, aprovou: “Moro com a minha avó e uso os serviços da policlínica há dois anos. Vim retirar medicação para ela e gostei da nova unidade, ficou mais organizada e centralizada. É um prédio bem grande, que vai facilitar o atendimento à população”, opinou ao estrear a unidade.
 
A unidade prestará atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a cerca de quatro mil moradores do bairro Jabaquara e dos Morros Jabaquara, Fontana, São Bento e Nova Cintra. 
 
AMPLIADA
 
Futuramente, a equipe de atendimento também poderá ser ampliada, já que a capacidade instalada é suficiente para comportar até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família – como cada equipe pode atender até 4,5 mil pessoas, o total da população que pode chegar a até 18 mil pessoas – 350% a mais que a cobertura atual. 
 
No momento, a unidade conta com dois médicos de saúde da família, um pediatra, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, oito agentes comunitários de saúde, dois agentes de combate a endemias, um auxiliar de laboratório, dois oficiais administrativos, além das chefias de seção e administração.
 
A unidade também possui um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com um psicólogo, um nutricionista, um assistente social, um geriatra e um profissional de Educação Física – equipe multiprofissional que dá suporte às atividades em grupo, à discussão de casos, por meio de projetos terapêuticos individuais aos pacientes, e apoio matricial (suporte técnico) à equipe de saúde da família. 
 
POLICLÍNICAS
 
Esta é a 11ª policlínica entregue em Santos nos últimos quatro anos, quando começaram a ser inauguradas novas unidades de saúde para o atendimento nos bairros e representa a aposta da prefeitura de Santos em fortalecer a Atenção Básica, que tem como função principal prevenir e controlar doenças como hipertensão e diabetes, e desenvolver ações de promoção à saúde. “Essa estratégia se mostrou bastante acertada. Inclusive neste momento de pandemia, a nossa Atenção Básica tem funcionado muito bem, assistindo as pessoas, seja por meio de consultas, testagens e também os demais atendimentos que seguiram mesmo em meio à quarentena”, destaca o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
 
A Policlínica Jabaquara é também a terceira unidade de saúde entregue à população durante a pandemia de covid-19. As outras duas foram Ambesp Nelson Teixeira, em março, e UPA Zona Leste, em abril. 
 
CONFORTO E ACESSIBILIDADE
 
A nova policlínica trará mais conforto aos pacientes, em especial aos que têm deficiência e mobilidade reduzida, com rampa na entrada, elevadores que conduzem ao primeiro andar e sanitários adaptados. Quem for ao local de carro, poderá usar estacionamento. Com um número maior de consultórios, a nova unidade poderá realizar atendimentos simultâneos.
 
A estrutura conta com dois andares com 14 consultórios comuns, um consultório odontológico, salas de observação, auditório, dispensário de medicamentos, sala de inalação, sala de curativos, sanitário e expurgo. 
 
Agora com sala própria, a realização de coletas para exames teve o horário ampliado, ocorrendo sempre das 7h às 10h. A ampliação do espaço físico permitirá ainda aumentar o número de atividades em grupo e o total de participantes em cada um deles quando forem retomadas, pois estão suspensas em virtude da pandemia de covid-19. 
 
POLICLÍNICA UNIVERSITÁRIA
 
Construída pela Fundação Lusíada, com investimento de R$ 20 milhões, a unidade será a primeira policlínica universitária da cidade. Em contrapartida à cessão do imóvel ao município por 30 anos, renovável por igual período, a instituição de ensino terá a exclusividade na utilização do espaço para atividades referentes ao estágio obrigatório dos estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. 
 
“É mais uma excelente parceria com o Centro Universitário Lusíada, com destaque para a intensa atividade acadêmica que se dará nesta unidade. Teremos pesquisa, extensão e atendimentos em um só local”, afirma o secretário de Saúde, Fábio Ferraz. 
 
Esta é a terceira parceria do tipo entre a Prefeitura de Santos e a Fundação Lusíada. A primeira foi a UPA Central, inaugurada em janeiro de 2016, seguida pelo Ambesp Nelson Teixeira, aberto em março deste ano. “A realização de parcerias com a Fundação Lusíada é uma inovação, iniciamos este processo com equipamentos muito bem construídos, e esperamos que o exemplo possa ser seguido pelas futuras administrações”, complementa o prefeito. 
 
OUTROS INVESTIMENTOS
 
A aquisição de equipamentos e mobiliário para a nova policlínica foi realizada mediante assinatura de convênio com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), no valor de R$ 546.095,40. À prefeitura, caberá, no dia a dia, o fornecimento dos insumos necessários para o funcionamento da unidade. A antiga Policlínica Jabaquara, na Avenida Rangel Pestana, funcionava desde a inauguração, em maio de 1990, em imóvel adaptado para o seu uso, cedido em comodato pela Viação Piracicabana. O local será devolvido à empresa.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por