Geral
31/07/2020 - 08h55

Sem missa campal e com carreatas, programação da festa de Nossa Senhora do Monte Serrat é definida




A pandemia do novo coronavírus provocou restrições na tradicional Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, em Santos. A programação vai de 23 de agosto até 8 de setembro, data de comemoração da Padroeira de Santos, tradicionalmente acompanhada em todas as suas nuances pela Santa Cecília TV.
 
"Queremos manter quase tudo, mas adequados ao que a saúde exige no momento. O que vai chamar a atenção de momento são a redução de participantes nas celebrações, sem missa campal no dia da Padroeira e a substituição de procissões por carreatas", explica Claudenil Moraes da Silva, pároco da Catedral de Santos. "São medidas antipáticas, mas vamos ter que fazer assim para manter a nossa saúde", emenda. É bom lembrar que todas as celebrações da Catedral continuam on-line e permanecerão durante a festa.
 
No dia 23, a missa no Santuário no Monte Serrat, que antecede a descida da imagem - que será feita pelo Bonde Funicular para evitar aglomerações -, será realizada mais cedo (14h30) e restrita a 15 pessoas com credencial. "É a configuração de hoje. A gente sempre espera que possa ser surpreendido com o número maior de flexibilizações que podem ocorrer até lá", observa o pároco.
 
Depois, uma carreata acontecerá a partir das 16 horas e vai contemplar Centro, Zona Noroeste, Marapé, Vila Belmiro e passando na frente de unidades de saúde e hospitais, como a Santa Casa e a Beneficência Portuguesa, em razão da pandemia. A acolhida oficial da imagem de Nossa Sanhora do Monte Serrat será às 18h30, com missa na Catedral, celebrada por Dom Tarcisio Scaramussa, bispo diocesano de Santos, para 100 pessoas com credencial.
 
"Isso vale para todas as celebrações na Catedral, que comporta normalmente 250 pessoas sentadas. É uma redução absurdamente grande, mas é necessário obedecer o que nos é pedido principalmente para manter a nossa saúde da humanidade", ressalta o pároco. Novenas e missas em quatro horários diários (9h, 15h, 17h e 19h) serão realizadas no período.
 
A tradicional missa campal no dia da padroeira, 8 de setembro, não será realizada, lembra Claudenil. Toda a programação de celebrações será realizada dentro da Catedral e sempre restrita a 100 pessoas, até a Santa Missa, marcada para 14 horas e celebrada por Dom Tarcisio Scaramussa. Às 15h30, o ato de consagração da imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat será feita em um carro de som ao lado do Paço Municipal. "Todos estarão em seus carros para a carreata. Será um ato muito rápido, sem palco, flores nem nada disso porque estamos contemplando este momento de distanciamento social, que é uma exigência", completa o pároco da Catedral.
 
A carreata percorrerá várias ruas dos bairros do Gonzaga e da Ponta da Praia, passando também por unidades de saúde e hospitais, até retornar ao Centro às 17h30, quando chegará à Praça Correia de Melo e a imagem será colocada no Bonde Funicular para o momento da subida. "Pensamos em não ter nada lá em cima no dia 8 para evitar essa aglomeração de pessoas. Tudo será feito aqui embaixo", acrescenta Claudenil.
 
Confira a programação completa:



 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por