Trabalho
15/09/2020 - 08h55

Criador de conteúdo é a oportunidade do momento durante a pandemia no Brasil


O criador de conteúdo nada mais é do que uma pessoa que – como o nome sugere – cria conteúdo em diferentes formatos para a web
 
Se no início do ano a profissão “criador de conteúdo” já era promissora para 2020, a pandemia só veio gerar ainda mais oportunidades para esse mercado deslanchar de vez.
 
Com o decreto de quarentena na metade de março, muitas pessoas buscaram maneiras de matar o tédio e deram vida a novos conteúdos em diversas plataformas.
 
Em apenas uma semana de quarentena foi registrado um aumento de 24,2% no engajamento dos Stories no Instagram.
 
A conclusão desses dados é que as pessoas passaram a usar mais esse espaço da rede social.
 
Com 69 milhões de usuários, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking do número de usuários, ficando atrás dos Estados Unidos e Índia.
 
Outra rede social que roubou a cena foi o TikTok.
 
Com mais de 1 bilhão de downloads, esse se tornou o viral durante a pandemia.
 
Somente no primeiro trimestre desse ano o aplicativo foi baixado 315 milhões de vezes.
 
Os vídeos de 60 segundos podem ser facilmente editados e a plataforma é usada para entretenimento.
 
Não é raro ver contas profissionais utilizando desse aplicativo para criar vídeos divertidos.
 
Enquanto mais de 1 milhão de brasileiros procuram por trabalho, o fato é que esse mercado está mais aquecido do que nunca.
 
Esteja você apenas experimentando formas de acabar com o tédio ou aproveitando o momento para encontrar uma nova profissão, ser um criador de conteúdo pode ser uma ótima oportunidade em 2020.
 
O que é um criador de conteúdo?
 
Mas afinal, o que é um criador de conteúdo e como ser tornar um?
 
O criador de conteúdo nada mais é do que uma pessoa que – como o nome sugere – cria conteúdo em diferentes formatos para a web.
 
Seja você um expert em cinema, livro, moda, esporte ou qualquer outra área, as possibilidades são infinitas.
 
E embora os formatos sejam variados, são os vídeos que ganham cada vez mais espaço na internet.
 
Você pode estar presente nas diversas plataformas digitais ou focar em executar apenas uma delas.
 
Independente da sua escolha, anote essas dicas para começar como um profissional:
 
1. Seja original: De novos criadores o mercado está cheio.
 
Como você vai se destacar?
 
Conheça seu diferencial e como você pode entregar sua especialidade de forma autêntica.
 
Esse pode ser o gatilho para você se destacar no meio de tanta concorrência e quando menos esperar, terá sua comunidade engajada.
 
2. Utilize os recursos disponíveis: Um criador de conteúdo digital precisa estudar bastante.
 
É necessário conhecer os aplicativos e ferramentas a fundo, entender bem sobre marketing digital e estar acompanhando as atualizações do mercado.
 
Engana-se quem pensa que trabalhar com isso é fácil. Requer estudo, planejamento e muita disciplina.
 
3. Invista em bons equipamentos: Embora o ponto mais importante seja o que você tem para transmitir, a qualidade de imagem e áudio importa.
 
Você não precisa começar com os melhores equipamentos do mercado, mas alguns itens podem ser bem interessantes para tornar sua produção mais profissional.
 
Considere investir em um microfone, boa câmera, iluminação e um chroma key para criar ainda mais possibilidades de edição.
 
Há opções acessíveis para começar como um profissional, mesmo investindo pouco.
 
4. Não perca o foco: Os resultados podem demorar, mas com um bom planejamento em mente só não consegue quem desiste.
 
Mantenha o foco e siga firme na busca pelo seu espaço nesse mercado tão promissor.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por