Educação
20/10/2020 - 08h42

Santos: Rede Municipal de Ensino terá aprovação automática em 2020


Os alunos matriculados da rede municipal de ensino de Santos serão aprovados automaticamente neste ano, independentemente das notas que os 28.478 estudantes apresentarem ao final do cliclo letivo. Para isso, entretanto, eles deverão ter um mínimo de frequência de acompanhamento das aulas.
 
A Secretaria de Educação (Seduc) explica que nenhum aluno poderá ser retido por não corresponder ao desempenho pedagógico, mas sim pela infrequência, já que a legislação exige 75% de frequência. Vale destacar que é realizada a busca ativa e o monitoramento contínuo da participação de alunos famílias.
 
Além disso, a Seduc esclarece que "a avaliação é contínua e permanente, mesmo durante o período exclusivamente remoto. Todas as atividades organizadas e propostas pelas escolas oferecem uma visão global do desempenho do aluno, tanto do ponto de vista da aprendizagem, quanto emocional. As modalidades avaliativas ofertadas consideram os instrumentos de avaliação que sejam adequados para o período não presencial. O foco da avaliação está na aprendizagem e na participação, considerando a flexibilização do Currículo e das escolhas metodológicas com foco nas habilidades mínimas essenciais para cada ano / componente curricular, conforme o Currículo Santista - Edição Especial COVID19, publicado no Portal da Educação". 
 
A Seduc informa, ainda, que no processo avaliativo os professores e equipes gestoras devem garantir instrumentos avaliativos que não prejudiquem o aluno na síntese final, avaliando somente as habilidades e objetivos de aprendizagem efetivamente cumpridos pela escola nesse período.
 
Por fim, a pasta destaca também que no planejamento de 2021, iniciativas educacionais serão implementadas para o apoio e resgate às possíveis dificuldades individuais dos alunos. O cenário demandará ações intersetoriais de apoio à criança. No retorno presencial será feito um amplo processo de avaliação diagnóstica e atividades de sondagem, acompanhadas de propostas de recuperação da aprendizagem.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por