Repórter Cidadão
26/11/2011 - 12h38

Rodrigues Alves: a avenida que desafia motoristas e pedestres


Uma das principais vias da Zona Leste de Santos, a Avenida Rodrigues Alves, é um verdadeiro desafio à coragem e ao espírito aventureiro de motoristas, ciclistas e pedestres. Da sede da Codesp, início da avenida, ao Canal 3, onde termina, são incontáveis solapamentos e buracos no leito carroçável e nas calçadas. Exagero? Não: quem está acostumado a trafegar por ali sabe que a situação é essa mesmo.

Há um bom tempo - alguns anos -, diante de reclamações veiculadas pela imprensa, a Prefeitura reconheceu a necessidade de intervenções e prometeu as melhorias. Ano passado, quando a etapa final de construção da Avenida Perimetral obrigou o desvio do trânsito de caminhões do porto para a Rodrigues Alves, a degradação da via piorou. No entanto, não se tem notícia oficial de quando a revitalização finalmente ocorrerá.

Além de novo asfalto e recuperação dos passeios, a Rodrigues Alves necessita de um canteiro central. Na avenida estão situados estabelecimentos como igreja (São José), escolas (Passos Sobrinhos e Casa da Criança) e a Sociedade São Vicente de Paulo - ou seja, a travessia de crianças e idosos faz parte da rotina da região. Não raro, os pedestres precisam ficar no meio da avenida esperando o momento oportuno de cruzar em meio ao tráfego pesado de ônibus e carretas.

Também seria útil uma ciclofaixa junto ao canteiro que precisa ser construído. Hoje, os ciclistas se equilibram fugindo das deficiências da pista e tentando escapar da imprudência dos motoristas. Arriscam-se e põe em risco a segurança dos demais.


Wagner de Alcântara Aragão

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por