Repórter Cidadão
11/01/2012 - 04h19

Saber horários de ônibus em Santos é missão pra "Mãe Diná"


A lei federal (12.587/2012) sancionada no último dia 5 pela presidenta Dilma Rousseff, que cria a Política Nacional de Mobilidade Urbana, torna obrigatória a divulgação das tabelas de horários do transporte coletivo em todo o país. Em Santos, teoricamente essa informação deveria estar na internet - há um site da Viação Piracicabana, concessionária do sistema municipal de ônibus, com essa finalidade. No entanto, há no mínimo três semanas só sendo adivinho para descobrir os horários das linhas.

Desde antes do Natal, pelo menos, quem acessa encontra o site fora do ar. Consultada, a CET-Santos - órgão da administração municipal responsável pela "gestão" do transporte público santista - confirmou que a empresa concessionária está realizando "manutenção" no sistema. Nem a CET nem a Piracicabana, porém, informaram aos usuários quando essa "manutenção" termina e quando, enfim, os passageiros poderão consultar as tabelas e se programar para ficar menos tempo nos pontos.

Entre as cidades de grande e médio porte do país, Santos é a que tem o sistema de ônibus mais "atrasado". A frota é nova, todavia constituída só de veículos convencionais, "duros". Ônibus com motor traseiro, piso baixo e câmbio automático - existentes em municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, e que trazem mais conforto e segurança a passageiros, motoristas e cobradores (que, aliás, foram extintos dos ônibus santistas) -; bilhete único; itinerários racionais, diretos (com trajetos que dão menos "voltas"); ônibus híbridos, entre outras inovações, ainda não desembarcaram em Santos.


Wagner de Alcântara Aragão

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por