Repórter Cidadão
11/02/2012 - 12h40

Desfiles ainda serão no sambódromo provisório




Prometida para o carnaval 2011 e, ano passado, prevista  para 2012, a infraestrutura básica definitiva de um sambódromo para os desfiles das escolas de samba de Santos mais uma vez vai ficar para depois. Nos próximos dias 18, 19, 20 e 21, quando 15 agremiações (cinco do grupo de acesso e dez do grupo principal) se apresentam, os desfiles na Passarela do Samba Dráusio da Cruz ainda ocorrerão em estrutura provisória, a ser desmontada assim que passar o carnaval.

A perspectiva de que os desfiles deste ano se dessem num espaço definitivo foi dada pelo próprio prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) quando, em dezembro de 2010, anunciou o projeto de construção do Centro Cultural da Zona Noroeste. Durante o ano o equipamento público desenvolveria uma série de atividades e, no carnaval, a estrutura seria utilizada como sambódromo. O centro cultural seria implantado no prologamento da Avenida Afonso Schmidt, o "Estradão", onde é montada a passarela do samba.

No carnaval de 2010, no entanto, o prefeito havia declarado a A Tribuna (em entrevista exclusiva, conforme salientou o jornal), que a infraestrutura definitiva poderia ser criada já para o carnaval 2011. Não foi o que se sucedeu. A obtenção da área necessária para a construção do centro cultural e da abertura de vias necessárias se consolidou apenas meses antes - em dezembro de 2010, quando do anúncio do projeto e apresentação dele à imprensa.

Apesar da falta de uma infraestrutura defintiva tanto para os desfiles como para a preparação (barracões para a construção dos carros alegóricos, por exemplo), as escolas têm anunciado um carnaval 2012 melhor que os dos últimos anos. Entre aquelas nascidas depois da retomada dos desfiles em 2006, a Mocidade Dependente do Samba é uma das agremiações que demonstram otimismo. "Depois de subirmos para o grupo especial de 2009 para 2010 e nos mantermos nesse grupo em 2011, para este ano trabalhamos para fazer um desfile para ficar entre as grandes", salienta o presidente Abelardo Fernandes da Silva, o Piu.


Wagner de Alcântara Aragão

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por