Repórter Cidadão
07/03/2012 - 02h27

Índice do SUS mostra em estatística o que santista vive na prática


Santos recebeu nos últimos dias uma das notícias mais tristes dos últimos tempos: está entre os dez piores municípios do Brasil em serviço de saúde pública. O indicador - denominado Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), apurado pelo Ministério da Saúde - transforma em estatística o sofrimento que os santistas têm vivido no dia-a-dia.

Aqui mesmo, no Fala Santos, já foi denunciado, por exemplo, a superlotação no Pronto-Socorro Central. No final do ano passado, este "Repórter Cidadão" constatou in loco pacientes "internados" nos corredores do PS, por falta de vagas na enfermaria da unidade que, por sua vez, estava lotada por falta de vagas na rede hospitalar.

O texto - "Cidade do pré-sal e do boom imobiliário assiste pacientes nos corredores do PS" - conta mais detalhes desse episódio (http://www.falasantos.com.br/conteudo.php?id=4869). De lá para cá, a situação não melhorou. Pelo menos é o que tem noticiado a imprensa local - frequentemente matérias ou cartas nas colunas do leitor dão conta da longa fila de espera para ser atendido e receber os cuidados básicos nos PSs, tanto Central como da Zona Leste.

Nas unidades de saúde - conhecidas como "policlínicas" - a queixa é pela dificuldade em se conseguir agendar consulta para breve. As autoridades reclamam que os prontos-socorros são cheios porque boa parte da demanda não chega a ser caso de urgência e emergência - poderia ser resolvida nas unidades básicas. No entanto, essas autoridades se esquecem - ou ignoram - que os pacientes se encaminham aos PSs justamente porque têm dificuldade em marcar consulta para um prazo razoável.

Outro problema são as condições físicas dessas unidades. A Policlínica do Embaré passou por uma grande reforma há dez anos e desde então a conservação parece ser, no mínimo, precária. Tanto a fachada como as paredes internas estão descanscando, quando não soltando pedaços. Numa das salas verifica-se ainda que reboco do teto há algum tempo se soltara.


Wagner de Alcântara Aragão

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por