Repórter Cidadão
11/07/2012 - 05h16

Mirante em homenagem ao descobrimento completa 10 anos




Nesta segunda-feira, o monumento erguido em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, completou dez anos. A obra é um dos cartões postais da Ilha Porchat, na cidade de São Vicente, litoral sul de São Paulo, e é visitada por turistas pela vista que oferece.

O mirante de linhas arrojadas foi construído de forma que o "bico" de sua cúpula aponte, em uma linha imaginária, direto para uma das principais obras de Niemeyer e símbolo da pátria, o Congresso Nacional, em Brasília. A obra também serve como mirante, do qual boa parte da extensão das orlas de São Vicente e da vizinha Santos podem ser contempladas.
 
São Vicente foi escolhida para receber a obra por ter se originado da primeira vila fundada pelos portugueses na América, em 1532, chamada Vila de São Vicente. Nesse mesmo ano, em 22 de agosto, ocorreu a primeira eleição do continente, na qual foram eleitos os primeiros oficiais da Câmara, cargo que equivaleria, hoje, ao de vereador.
 
Atualmente, a cidade de São Vicente tem cerca de 333 mil habitantes, em área de 148,424 km². Os principais cartões postais do município são a Ponte Pênsil e o Morro da Asa Delta.


João Domingues / vc repórter

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por