Trabalho
04/04/2011 - 14h07

O que os headhunters querem saber de você em uma entrevista de trabalho


Nesta onda de recuperação da economia, muitos profissionais que estavam acomodados nos seus empregos resolvem se mexer. Na última semana fiquei abismada com três profissionais de empresas grandes, em nível de alta gerencia, pedindo demissão de seus cargos para terem mais tempo de buscar uma nova colocação no mercado de trabalho. Sinal dos novos tempos! Antes, ele ia tentar se colocar empregado. Agora, em algumas áreas, ele sabe que nem precisa esperar, pois já há uma defasagem entre a demanda e a oferta de emprego e, caso esteja desempregado, recoloca-se facilmente.

As empresas que até então não se preocupavam com o clima organizacional, salários defasados, políticas de planos de carreira e desenvolvimento e benefícios, agora precisam se preocupar, pois o funcionário insatisfeito tem para onde ir: para o concorrente que se preocupou com isto.

Passado o primeiro impacto da demissão, vem aquele sentimento de liberdade. Um misto de ressurreição de uma vida de insatisfação e prisão em uma empresa que já não trazia realização, desafios e muitas vezes pouca grana para pagar tanto sofrimento!E agora? O que fazer? Como entrar no mercado? Como descobrir aquela empresa que pode me proporcionar melhores condições profissionais? O que falar para os headhunters? O que eles querem saber?

Quando são contratados por alguma Empresa, os recrutadores precisam entender o cargo que será ocupado. Escolaridade, experiência e requisitos básicos do cargo a ser ocupado fazem parte de uma lista inicial. Mas, se ele quiser preencher o cargo com alguém que realmente sirva como uma luva, ele precisa entender a cultura do seu contratante. O código cultural que toda Empresa tem, é aquilo que não vem escrito em lugar algum na Empresa. São as regras não ditas de cada companhia. Exemplo de cultura, o Grupo GP tem uma cultura agressiva voltada para resultados a qualquer custo. Já o Grupo Algar, uma grande família com conceitos de governança muito bem estabelecidos. Ou você serve para uma ou para outra.

Então, depois dos requisitos básicos do cargo, o headhunter quer saber, acima de tudo, se você dará resultados se estiver inserido na cultura organizacional para a qual ele busca algum profissional. Muitas vezes você pode ser um ótimo profissional para uma Empresa, mas será péssimo para outra. Os bons headhunters vão buscar alguém que, além da experiência e dos requisitos mínimos, tenha dado resultados no posto que ocupou e que tenha feito as coisas acontecerem.

Por isto, ao estabelecer contato com algum headhunter, saiba muito claramente o que você quer, o que busca, quais os seus valores e, em qual cultura você se encaixaria. Reflita bem a respeito dos próximos desafios que você está se propondo, sabendo que com novos tempos você não precisa ficar em nenhuma Empresa por falta de opção!


Antonieta Rossi

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por