Esportes
13/06/2018 - 04h04

Memorial das Conquistas mostra a paixão pelas figurinhas da Copa do Mundo


Se você é daqueles apaixonados por figurinhas, encheu álbuns na infância e até hoje mantém sua coleção, a exposição inaugurada nesta terça (12) pelo Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube é sob medida para o seu interesse. A mostra ‘Figurinhas da Copa’ apresenta uma pequena parcela do acervo de aproximadamente quatro mil álbuns que José Roberto Diniz, 59 anos, vem formando desde os cinco anos de idade, incentivado pelo pai, de quem herdou a paixão.
 
“Figurinhas de futebol representam apenas uma parte da minha coleção”, explicou ele, comentando ter guardado cromos de balas, chicletes, salgadinhos...
 
As figurinhas de futebol são as mais queridinhas de Diniz, que tem verdadeiras preciosidades – e todas devidamente acomodadas em expositores de vidro no memorial santista. Hoje, ele até se aventurou, pela primeira vez na vida, a ter assinaturas em seus álbuns. “Quando vi meus ídolos, quebrei meu paradigma e fui logo atrás deles para ter os autógrafos”, confidenciou, referindo-se à presença de Mengálvio, Coutinho e Pepe, entre outros, na abertura da exposição. E olha que ele nem santista Diniz é. “Sou corinthiano”, confessou, para depois arrematar: “Gosto mesmo é de futebol.”
 
GRATUIDADE
 
A exposição Figuras da Copa, que tem como proposta mostrar a evolução da seleção no decorrer dos anos e, sobretudo, possibilitar a troca de cromos, poderá ser apreciada até o dia 30 de julho. Quem apresentar o álbum da Copa do Mundo de 2018 na bilheteria, até sexta, não paga para visitar o memorial. A mostra só foi possível graças à persistência do coordenador do memorial, Alex Fernandes, em convencer o dono da coleção, processo que levou meses.
 
Quem compareceu à abertura da exposição ganhou brindes. “Disponibilizamos 500 álbuns e 500 envelopes para o público”, afirmou Vilson Manfrinati, diretor da Panini, grupo editorial italiano com filial no Brasil. A empresa também sorteou uma edição Platinum, que é limitada; coleções completas do álbum da Seleção, Cards da Copa e kits.
 
 
Da Redação