Cidades
15/06/2018 - 06h43

Santos é uma das finalistas para sediar encontro internacional da Unesco


O encontro está previsto para acontecer entre março e junho de 2020

 
Santos é uma das três finalistas para receber o encontro anual da Rede de Cidades Criativas, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), previsto para acontecer entre março e junho de 2020.
 
Desde 2015, o Munícipio integra a rede (UCCN, na sigla em inglês) para a área de cinema. Atualmente, a UCCN reúne 180 cidades de 72 países que trabalham para colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias em âmbito internacional- no Brasil, também integram a UCCN Brasília (área de design), Paraty (gastronomia), João Pessoa (artesanato e arte popular), Belém (gastronomia), Salvador (música), Florianópolis (gastronomia) e Curitiba (design).
 
A candidatura da Cidade está sendo apresentada na edição de 2018 do encontro da Unesco, que acontece nesta semana em Cracóvia (Polônia). Também são finalistas as cidades de Belém (Pará) e Puebla (México).
 
O Município é comprometido com a missão UCCN, tendo vários exemplos de iniciativas internacionais realizadas em parcerias com cidades criativas e ações locais envolvendo parcerias com a sociedade civil, governos estadual e federal, universidades, associações e ONG, tais como o Restaurante-escola Estação Bistrô, as vilas criativas, a Ecofábrica criativa, Observatório de Inovação Econômica, Santos Film Comission, entre outras.
 
PROPOSTA
 
A proposta de Santos é que o evento da Unesco tenha como foco a demonstração do poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para redução das desigualdades no mundo.
 
Caso o encontro ocorra em Santos, haverá benefícios ao turismo, atração de atenção internacional para a Cidade, seus projetos, empreendimentos, oportunidades de intercâmbio e troca de experiências com representantes de outras culturas, divulgação de iniciativas e negócios locais e possibilidade de estabelecer novas parcerias entre as cidades criativas.
 
Pela proposta da candidatura santista, locais no Centro Histórico (teatros Coliseu e Guarany, Museu Pelé, Bolsa Oficial do Café, Casa da Frontaria Azulejada, entre outros), o Sesc e o Mendes Convention Center sediarão workshops, encontros de prefeitos, reuniões de trabalho e atividades especiais nos sete campos criativos: cinema, artesanato e arte popular, design, gastronomia, literatura, artes de mídia e música.
 
Sendo Santos uma cidade criativa na área de cinema, haveria programação especial envolvendo as demais cidades criativas deste segmento da UCCN. Além disso, a ideia é associar o encontro com festivais culturais já tradicionais da Cidade, como o Santos Café, Santos Jazz Festival, Curta Santos, Tarrafa Literária, Santos Film Festival, além de promover oficinas para empreendimentos criativos, visitas técnicas a programas locais, conferência científica liderada pela Fundação Parque Tecnológico em parcerias com universidades e vivências relacionadas a peculiaridades do Brasil, como comunidades quilombolas e indígenas, Carnaval, futebol, praias etc.


Da Redação