Cidades
09/10/2018 - 09h37

Aberta consulta pública para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana




A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) receberá, até o dia 22 de outubro, sugestões para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Consulta pública sobre o tema está aberta desde esta segunda-feira (8) na página RenovaSantos, onde o munícipe pode se informar e encaminhar sugestões pela internet.
 
A elaboração do Plano de Mobilidade, que deve ser integrado ao Plano Diretor de Santos (Lei Complementar 1.005/2018), está prevista no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001) e é exigência da política nacional do setor (Lei Federal 12.587/2012).
 
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana deve ter como principal foco o deslocamento das pessoas na Cidade e não o planejamento dos transportes. Um dos desafios é reduzir o tempo de viagem da população diminuindo a distância dos deslocamentos e a utilização do transporte individual motorizado. Dados da Fundação Seade apontam que, em 2017, para cada automóvel de Santos havia 2,97 habitantes.
 
Outra diretriz da proposta é aumentar a parcela de viagens realizadas em transportes públicos, a pé ou de bicicleta e considerar no planejamento a mobilidade metropolitana. Neste sentido, a implantação do VLT, que hoje liga as cidades de Santos e São Vicente e que tem previsão de ser ampliado, é fator importante e deve implicar na reorganização do transporte coletivo.
 
 
Da Redação