Geral
05/02/2020 - 08h14

Obras previnem deslizamentos em três morros de Santos


Realizados em oito pontos, os serviços incluem implantações de canaletas, muros de arrimo e escadas hidráulicas, entre outros
 
São Bento, Penha, e Marapé são os morros que recebem atualmente obras de contenção da Prefeitura para a segurança dos moradores durante os meses mais chuvosos do ano. Realizados em oito pontos, os serviços incluem implantações de canaletas, muros de arrimo e escadas hidráulicas, além de fixação ou remoção de blocos rochosos.
 
O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), com base em informações coletadas pela Defesa Civil (DC), que atua conforme o Plano Municipal de Redução de Riscos.
 
Segundo o chefe da DC, Daniel Onias, há uma ação contínua de monitoramento. "Nossos técnicos, especialmente os geólogos, vistoriam as áreas e indicam intervenções de segurança para minimizar ou até eliminar o risco à população".
 
Para ele, as obras de contenção promovidas ao longo dos últimos anos têm surtido o efeito desejado. "Diminuímos bastante o número de ocorrências, evitando também acidentes fatais", diz, ressaltando a importância de uma drenagem eficiente. "Conduzindo a água adequadamente, reduzimos muito a possibilidade de deslizamentos".
 
Onias cita também a preocupação da Defesa Civil com rochas que ameaçam se desprender. "Quando localizamos um bloco instável, este é removido ou fixado para garantir a estabilidade da encosta. As pessoas, por desconhecerem o terreno, constroem próximo a esses paredões rochosos, onde a vegetação esconde o perigo".
 
Subprefeitura
 
Uma das intervenções em andamento ocorre atualmente na Rua Romeu Acceturi, na encosta do Morro do Marapé. "Essa obra é uma grande conquista devido ao tamanho e ao risco iminente de um problema maior. Fizemos uma contenção com três muros de arrimo, além de recuperação de todo o passeio que deslizou e implantação de caixas de passagem para água", relata Leandro Vasconcelos, coordenador técnico da Subprefeitura dos Morros, órgão da Seserp.
 
Os trabalhos no local devem ser finalizados na próxima semana, com impermeabilização de todo o talude, limpeza e pintura da estrutura. O Morro do Pacheco será o próximo contemplado com serviços de contenção.
 
Morador do Morro do Marapé há mais de 20 anos, o aposentado Renato Mendes aprovou a obra realizada na Rua Romeu Acceturi. "Antigamente, tinha um ralo bem pequeno. Quando chovia, virava uma piscina" recorda, referindo-se à área de subida de pedestres, acima da via. "Com o tempo, o muro caiu e não tinha mais como passar por aqui. A Prefeitura arrumou tudo. Ficou muito bom. Está bem melhor que antes".
 
Obras em andamento
 
Morro São Bento: ruas Presidente Vargas e São João.
 
Morro da Penha: ruas Sete, Oito e Nove
 
Morro do Marapé: ruas Romeu Acceturi, Um e Antônio Manoel de Carvalho
 
 
Da Redação